O Grito Rock 2016 tem sido considerado o mais transgressor e libertário de todas as edições. Com a possibilidade de provocar e promover debates, mais de cinco continentes estiveram conectados na maior rede de festivais do mundo, com grande adesão da América Latina. A nona edição do Grito Rock Boa Vista aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, a partir das 16h, na Praça do Tamanduá (área superior da Orla Taumanan). A programação com as atenções voltadas para o skate, palestras e debates. A partir das 18h teve início a SEDA – Semana do Audiovisual, com a exibição de filmes, no Centro Multicultural da Orla Taumanan, além dos shows musicais.
Nesta edição sobiam ao palco as
bandas The Joy, Raptors, Garden, Glorian Day, Corcel 73, Dr Yoko, M-Nência, Ponto 40, Karmesi-n, Tartugas, Biosong, Bluts, Serginho Barros, SL-16, Projeto Churras e Johnny Manero. As bandas selecionadas para o Grito Rock Boa Vista foram escolhidas por uma curadoria especializada formada por músicos e produtores culturais, que analisou as inscrições via Toque No
brasil (TNB), plataforma musical que reúne artistas de todo o Brasil interessados em circular pelo país.
A edição de 2016 do Grito Rock Boa Vista superou todas as expectativas em relação ao número de inscrições. Em dez dias foram contabilizadas mais de 100 bandas interessadas em tocar na capital. Os critérios utilizados para a escolha dos artistas foram: ter cadastro atualizado no TNB (incluindo foto + release + música para avaliação), possuir trabalho autoral e boa qualidade do material apresentado. “Ano que vem o Grito Rock Roraima chega a sua décima edição. Estamos desde já nos programando e planejamos essa edição que será muito especial não só para a produção, mas também para todos aqueles que já passaram pelo Grito Rock”, destacou o músico e membro da curadoria, Vinicius Tocantins.
O Grito Rock é um festival de artes integradas marcado pelo trabalho coletivo entre artistas, músicos e agentes culturais, dando destaque para a economia solidária, além de ressaltar a responsabilidade e a consciência ambiental. Em Roraima, o festival aconteceu pela 6ª vez em Pacaraima, 5ª no Tepequém, 3ª no Mucajaí. Com a parceria de bandas e produtores venezuelanos, chegou a sua 3ª edição em Santa Elena de Uairén (VE).
O Grito Rock Boa Vista foi realizado pela primeira vez na Praça do Tamanduá, que em 2013 recebeu o Festival Tomarrock. “A ideia é tornar o festival itinerante dentro da nossa própria capital. Não queremos nos acomodar em um lugar só e estaremos sempre em busca de bons espaços, que tenham uma boa infraestrutura, que atendam o público da melhor forma e valorize nossos artistas”, destacou Manoel Vilas Boas, organizador do Grito Rock em Roraima.
www.facebook.com/boavistarocknroll